Chita
12:28 Posted In Chita Edit This 0 Comments »Pra quem não me conhece sabe que AMO Chita, e tem tudo a ver com a festa.
Ai vai um pouco da História da Chita, tirei do Site da Tock Stock.
Ai vai um pouco da História da Chita, tirei do Site da Tock Stock.
De padronagem originária da Índia, país que proíbe a reprodução em desenho de animais ou figuras humanas, a chita chegou definitivamente ao Brasil por herança de Portugal, pelos idos do século XV, porém sua releitura só se deu quando a Coroa Portuguesa permitiu a impressão de tecidos e papel no país.
Estes tecidos estampados com flores miúdas e delicadas se multiplicaram em uma explosão de cores e formatos. Foi no Brasil que as estampas se transformaram em grandes flores com o contorno em preto, conquistando as camadas mais pobres da população. Por serem muito baratos, integraram-se ao folclore nacional e ficaram conhecidos, primeiramente, em cortinas e almofadas.
A chita é, basicamente, um tecido de algodão chamado de morim, caracterizado por tramas simples, e por desenhos ingênuos, limpos e chapados. As cores intensas servem para despistar irregularidades do próprio tecido, e são aparentemente puras, indo do vermelho ao azul; do amarelo ao verde.
Nos dicionários, chita é um tecido ordinário de algodão, estampado em cores. Já considerada um sinônimo de kitsch, transformou a história ganhando status de nobreza nas casas contemporâneas e dando lugar à valorização de acessórios e itens de decoração com muita personalidade.
Hoje, o que se chama de chita não é mais de puro algodão, e nem todo pano de algodão estampado é chita. As estampas são muitas, e não só de flores, apresentando-se em várias facetas.
É a cara do Brasil. Ela tem temperamento nacional. É alegre, colorida, expansiva, sensual, maliciosa, abusada, expõe-se, mas não perde a ingenuidade¿, enumera Renata Mellão, sobre suas pesquisas para o livro 'Que chita bacana', que idealizou e coordenou em parceria com o designer Renato Imbroisi.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgcCYPyRZlnvAaXcK01R9GxhJQKolDlPX_ztk8_-hbLg_Patfyd099F6erKZxC2ojd7DsSiM6U4GnWbY6ahXq-IZWBQUUj0QLKlfA3RNS4yPzOgbvgPaklVBgQ_ZJuXuJNRWXTM_x1wJvRw/s320/chita2.jpg)
0 Comentários:
Postar um comentário